quarta-feira, 24 de março de 2010

ASSIGNMENT 3: CARTA DE DESPEDIDA

LÍVIA

São Paulo, mais um dia no mês de Setembro.

D.,


Eu te digo adeus.

E também outras pequenas coisas que podem ser úteis.


Não deixe ninguém te jogar no chão. Caso isso aconteça, levante calmamente.

Não coma muitos doces.

Às vezes é bom se perder.

Uma confusão ou outra não fazem mal a ninguém.


Respire fundo,

Tome um banho de mar,

Não tenha medo.

Não se esqueça de fazer chocolate quente para alguém!


As coisas vêm e vão.

Um dia a gente chega e outro a gente vai.


Se agora você decidiu ir,

Siga em frente.


Eu te faço companhia em pensamento.

Um grande beijo e um abraço.

L.


FELIPE

YOU HAVE ONE NEW MESSAGE: FAREWELL

Oi

Sabe o que é?

É que já são 4.41 da manhã e eu não quero perder o resto do sono. Não quero te fazer perder o resto do seu sono. Na verdade, eu sei que você deve estar dormindo e eu queria te deixar dormindo assim, em paz. Então eu vou deixar este recado escrito no espelho do banheiro com o seu batom, pode ser?

Sabe o que é?

Já e tarde. Não quero atrapalhar nosso sono. O espelho não é grande e o batom acabou. E eu tentei, juro que tentei, tentei responder àquilo tudo que você me falou. Tentei responder do jeito que você queria, do jeito que você pediu. Eu juro que eu escutei, entendi e que tentei responder do jeito que você pediu, mas responder em 140 caracteres não é fácil.

Eu tentei.

Peguei o gravador e resolvi gravar isto aqui, que tem mais que 140 caracteres. Eu sei que devia ter ficado nos 140, mas não soube como dizer isso aqui de maneira sucinta, além de não conseguir contar os caracteres enquanto falo – o que seria ótimo.

Resolvi me dar meia lauda de espaço, só pra te escrever e fazer entender o que aconteceu com a resposta da sua pergunta que eu tentei – juro que tentei – responder nos 140 caracteres propostos . Mas mesmo a meia lauda está sendo insuficiente.

Eu filmei isto pra você. Assim você pode tirar suas próprias conclusões e ter sua própria interpretação, na sua maneira de interpretar. Dessa forma você pode ver tudo isso que tentei responder nos 140 caracteres – contando os espaços – mesmo sem saber o que e como dizer.

Talvez.

Talvez eu até possa lançar uma mensagem de 140 caracteres dentro de uma garrafa através da banheira. Isso ia ser poético. Uma garrafa boiando num mar-não-mar. Tão profundo quanto a...Bobagem. Puxa vida, o tempo da secretária já expirou e eu não sei ainda como dizer isso de maneira curta, sintética, objetiva, sucinta, ao ponto, direta, rápida, em suma, sem rodeios, clara, no alvo, com fim, sem intermediários, sem permeio, sem acessórios, sem artifícios, resumido, não prolixo, sem acessórios, epitomada, em sinopse, sumariamente, em compêndio(...)
 
 
JOANA

Sento-me só num canto quieto da noite. Encontro-me diante de uma tarefa difícil... Preciso combinar as letras da língua portuguesa formando palavras para dizer que vou me separar de você. Sim! Vou me separar de você. Talvez seja essa a combinação necessária. Já é tão difícil fazê-lo deste modo, imagine me servindo de uma língua estrangeira ou querendo dizer isso dizendo outras coisas...

É preciso também dizer que tomo essa decisão somente pois sei de alguns segredos... Sei que não somos capazes de mudar uns aos outros. Podemos apenas mudar a nós mesmos e, ainda assim, com enorme dificuldade. Para que haja uma chance é preciso muito desejo e empenho. Não reconheço nenhum dos dois em você. Ao menos não agora, neste tempo presente, neste instante em que existimos em relação um ao outro. Esperar por você é como deixar sem cuidados todo um canteiro de flores coloridas. Logo ficarão secas e se dissolverão no vento, no tempo.

Sei também que cada pessoa tem em si pequenas porções de ilusão, inocência e esperança. São seus bens mais preciosos. Não posso gastar tudo com alguém que se serve sem moderação ou cautela e não oferece nada de si em troca.

Demoro para conseguir de fato recolher meus trapinhos, minhas expectativas e sonhos desperdiçados... Enquanto faço a mala, procuro com as minhas costas compreender o que me conta em silêncio sua respiração: Você vai mesmo me deixar te deixar? Você vai mesmo sacrificar sem peso algum o que poderia vir a ser?

Derretendo-me em lágrimas sou menor do que em qualquer outro momento. Saio de cena como alguém que foi demitida do próprio sonho. O mais curioso é que, apesar de tudo, sou eu quem tem que ir embora. Se dependesse de você eu morreria pedra no seu quintal. Por que o que eu sinto não te atravessa? Como podemos ter experiências tão diferentes de momentos compartilhados?

E é por não conseguir responder... E é por não conseguir arrancar respostas sinceras de você... E é por não agüentar mais especular sobre o que acontece dentro desse universo regido por regras desconhecidas que preciso, mesmo sem querer, me separar de você.

JÚLIA

Breve carta de despedida.

Querido,

Sei que pouco nos conhecemos e pouco dividimos de verdade em todos estes anos.

Tenho pensado em você cada vez menos. Com menos freqüência e com menos intensidade. Ainda sinto saudades e mentiria se dissesse que não sinto falta do que não houve. Mas não desejo mais que haja nada.

Nada da minha vida ou de nenhuma notícia estará nessa carta pois não sei se espero uma resposta. Na verdade, receio que haja uma, pois isso talvez exigisse de mim uma outra e voltaríamos ao ponto de onde quero distância.

Ainda inicio essa última e breve carta com “querido”, pois ainda te quero bem. Mas não haverá outra pois não te quer mais.

Adeus.

Júlia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário